Metodos de Ensino (Elaboracao Conjunta)


Introdução
Os métodos de ensino e de aprendizagem não devem ser lidos e compreendidos de maneira superficial, a partir de leituras descontextualizadas e aligeiradas, pois cada método procura dar conta de promover ao s educandos a apropriação do conhecimento necessário a cada momento histórico
O presente trabalho abordara sobre os métodos de ensino, visto que são a partir destes métodos que o processo de ensino se torna uma realidade. Apesar de alguns usarem métodos e não produzirem frutos esperados pela sociedade, ela regula a maneira de como ensinar e colher resultados positivos tendo em conta que cada estudante enfrenta dificuldades, morais, psicológicas e sociais diferentes do outro. Para este trabalho especifico iremo-nos concentrar com o método de elaboração conjunta.
 O método de elaboração conjunta consiste na interacção activa entre o professor e os educandos; isto é, conversação didáctica, onde o professor através dos conhecimentos e experiências que possui, leva os educandos a se aproximar gradativamente da organização lógica dos conhecimentos.
A forma mais adequada na aplicação deste método, é a pergunta, tanto do professor quanto dos educandos.
Os métodos de ensino foram criados justamente para que as crianças aprendam com mais facilidade e possam assim aproveitar tudo o que o ensino e a educação podem lhe oferecerem. Cada um desses métodos deve ser estudado e aplicado em um tipo específico de aluno ou sala de aula; e cada escola pode seguir a sua metodologia de ensino ou a combinação de vários (como visto anteriormente).
Não existe melhor método, pelo que a melhor forma é não ser repetitivo no uso de um determinado método de ensino.

Métodos de ensino.
Método, etimologicamente quer dizer: caminho para chegar a um fim. É a maneira de guiar o pensamento, ou ainda acção para alcançar um objectivo.
Método de ensino é um conjunto de técnicas logicamente coordenados, para dirigir a aprendizagem do educando de que se serve o professor para levar o educando a elaborar conhecimentos, NERICI (1989:192).
Para Libâneo (2013:150), método de ensino é um meio para alcançar objectivos gerais e específicos do ensino, ou seja, as acções a serem realizadas pelo professor e alunos para atingir objectivos dos conteúdos
Para operacionalizar os métodos precisamos de usar técnicas e procedimentos adequados.
De acordo com MULLER (2005:29) “ O método básico é o modo da actividade do professor durante o processo de assimilação de conhecimentos, desenvolvimento das capacidades/ habilidades e convicções/ atitudes pelos alunos.”
Classificação dos métodos de ensino.
Há muitas classificações de métodos de ensino conforme os critérios de cada autor. Dentro da concepção de processo de ensino que temos estudados, os métodos de ensino são considerados em estreita relação com os métodos de aprendizagem (ou métodos de assimilação activa); ou seja os métodos de ensino fazem parte de papel de direcção do processo de ensino por parte do professor tendo em vista aprendizagem dos alunos.
 Neste sentido, a classificação dos métodos de ensino resulta da relação existente entre ensino e aprendizagem, concretizada pelas actividades do professor e alunos no processo de ensino.
Em função desses critérios básicos, na qual a direcção de ensino se orienta para activação das forças cognoscitivas do aluno podemos classificar os métodos de ensino segundo seus aspectos externos em: método de exposição pelo professor, método de trabalho relativamente independente do aluno, método de elaboração conjunta (ou de conversação) e método de trabalho em grupo – e seus aspectos internos passos ou funções didáctico e procedimentos lógicos e psicológicos de assimilação da matéria.
Klimberg (1972), considera que existem três variantes metódicas básicas a destacar: Método expositivo, método de elaboração conjunta e método de trabalho independente.
Neste trabalho iremos abordar especificamente o método de elaboração conjunta (ou de conversação)
Método de Elaboração Conjunta
A elaboração conjunta desenvolve as capacidades e habilidades para cooperação, precisão e responsabilidade. Promove a aprendizagem de determinadas maneiras comportamentais que são importantes para a vida em sociedade como a tolerância e comunicação.

Uma das grandes vantagens deste método reside no incentivo da criatividade dos alunos, promove diálogo entre o professor e os alunos.
É uma forma de interacção activa entre professores e alunos visando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação e consolidação de conhecimentos e confecções já adquiridos. Faz parte do conjunto das opções metodológicas das quais podem servir-se o professor. Aplica se em vários momentos do desenvolvimento da unidade didáctica seja na fase inicial de introdução e preparação para estudo de conteúdos, seja no decorrer da fase de organização e sistematização, seja ainda na fase de fixação, Consolidada e aplicação.
Supõe um conjunto de condições prévias: a incorporação pelos alunos dos objectivos a atingir, a domínio de conhecimentos básicos ou a disponibilidade pelos alunos de conhecimentos e experiencias experiências que, mesmo não sistematizados, são pontos de partida para o trabalho de elaboração conjunta.
 A forma mais típica de método de elaboração conjunto é a conversação didáctica. As vezes denomina-se, também, aula dialogada, mais a conversação é algo mãe.
Na visão de LIBANEO (1994:78), “a forma mais típica de elaboração conjunta é a conversação didáctica, as vezes denomina-se também aula dialogada”.
O professor traz conhecimento e experiencias mais ricos e organizados. Com auxílio do professor, a conversação visa levar os alunos a se aproximar gradativamente da organização lógica dos conhecimentos e a dominarem métodos de elaborar as suas ideias de maneira independente.
A conversação didáctica atinge os seus objectivos quando os temas da matéria se tornam actividade do pensamento dos alunos e meios de desenvolvimento das suas capacidades mentais. A conversação tem um grande valor didáctico, pois desenvolve nos alunos as habilidades de expressar opiniões fundamentadas e verbalizar a sua própria experiencia, de discutir, argumentar e refutar opiniões dos outros, de aprender a escutar, contar factos, interpretar etc. Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos.
A forma mais usual de organizar a conversação didáctica é a pergunta tanto do professor, quanto dos alunos. A pergunta é um estímulo para o raciocínio, incita os alunos a observarem, pensarem, duvidarem, tomarem partido é, também, um indício de que os alunos estão compreender a matéria, na medida em que vão apreender a formular respostas pensadas e correctamente articuladas.   
Critérios a tomar em conta no processo de elaboração de perguntas
Para a elaboração de perguntas bem como a condução metodológica de conversação é pertinente ter em conta o seguinte:
·         A pergunta deve ser preparada cuidadosamente para que seja compreendida pelo aluno;
·         Deve ser iniciada por um pronome interrogativo correcto (o quê, quando, por quê etc.).
·         Deve estimular uma resposta pensada e não simplesmente sim ou não ou uma palavra isolada.
Numa conversação didáctica as perguntas devem ser claras e adequadas de modo a facilitar a percepção do aluno. Como por exemplo:
ü  Qual é a diferença que existe entre seres autotróficos e seres heterotróficos?
ü  Mencione 5 seres que tem nutrição autotrófica
A formulação de pergunta possibilita a resposta do aluno que mostre a compreensão de um conceito ou facto a partir da sua própria experiencia.
O professor deve dar um tempo para que os alunos entendam a pergunta e reflictam, regras gerais.
O professor deve evitar reacções nervosas e impacientes, para que os alunos não se sintam aterrorizados e nem precipitem a resposta.
A conversação didáctica é por tanto um excelente procedimento de promover a assimilação activa dos conteúdos, suscitando a actividade mental dos alunos e não simplesmente a atitude receptiva.
De que depende a escolha de um determinado método de ensino?
A escolha do método a usar dependerá de:
ü  Adequação aos objectivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
ü  A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efectivar-se;
ü  As características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem;
ü  As condições físicas e o tempo disponível
Portanto, não há método único de ensino, nesse contexto o melhor método é não usar os métodos de forma copiosa, isto é, variar os métodos.
Para LIBANEO (1994)
                                                   “ Processo de ensino “é uma actividade conjunta de professores e
                                                             alunos, organizado sob a direcção do professor, com a finalidade
                                                             de prever as condições e meios pelos quais os alunos assimilam
                                                             activamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções”.
                                                             (LIBANEO,1994:31)
Conclusão
Depois das confrontações bibliográficas no sentido de tornar mais clara a percepção sobre os métodos de ensino e em particular o método de elaboração conjunta, chegou-se a concluir que não há método único nem melhor de ensino, mas uma variedade de métodos cuja escolha depende dos conteúdos da disciplina, das situações didácticas específicas e das características socioculturais e de desenvolvimento mental dos alunos.
ü  O melhor método é variar os métodos;
ü  Os objectivos educacionais; a experiência didáctica do professor, o tipo e quantidade de alunos bem como o tempo disponível determinam a escolha de um determinado método a usar.
ü  Os métodos não têm vida independentemente dos objectivos e conteúdos.
ü  O método de ensino é determinado pela relação objectivo-conteúdo, mas pode também influir na determinação de objectivos e conteúdos
ü  No trabalho docente, o professor deve seleccionar e organizar os vários métodos de ensino e vários procedimentos didácticos em função das características de cada matéria.
ü  O método de elaboração conjunta é reconhecido como um excelente procedimento para promover a assimilação activa dos conteúdos, suscitando a actividade mental, através da obtenção de respostas pensadas sobre a causa de determinados fenómenos, avaliação crítica de uma situação, busca de novos caminhos para soluções de problemas

Bibliografia

KLIMBERG, Lothar. Introducción a la didáctica general. Editorial Pueblo Y educacion; Ciudad de la Habana, 1972
LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica, São Paulo, Cortez editora, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MULLER, Susan. Didáctica das Ciências Naturais, 1ª edição, Texto Editora, 2005.
NÉRICE, Imideo. Didáctica Uma Introdução, 2ª edição, São Paulo, Atlas Editora, 1989.
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